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Tarcísio dá início à concessão de 3 linhas da CPTM ao setor privado

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São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a abertura do processo de licitação das linhas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia de Trens Metropolitanos do Estado de São Paulo (CPTM).

A medida foi publicada no último dia 14 de novembro no Diário Oficial. O decreto dá início ao projeto de concessão à iniciativa privada do “Lote Alto Tietê”, que prevê a extensão das três linhas de trem.

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Trem da Linha 7-Rubi da CPTM, na região de Perus, na zona norte de São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

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Trem da Linha 7-Rubi da CPTM, na região de Perus, na zona norte de São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

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Trem da Linha 7-Rubi da CPTM, na região de Perus, na zona norte de São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

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Trem do Expresso Aeroporto da CPTM, que conecta a capital a Guarulhos

Divulgação/Governo de SP

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Passageiros da CPTM caminham pelos trilhos. perto da estação Brás, após falha na Linha 11-Coral

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Movimentação de passageiros na estação Itaquera em meio à greve no dia 3 de outubro

Leonardo Amaro/Metrópoles

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Reprodução/Twitter/ @belarosemberg

Pelo projeto, a Linha 11-Coral será expandida até a estação Barra Funda, terá quatro quilômetros a mais ligando a estação Estudantes até César de Souza, e serão criadas quatro novas estações. Para a Linha 13-Jade, são previstas dez novas estações.

As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade ligam, respectivamente, o centro da cidade de São Paulo à Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, e ao Aeroporto de Guarulhos.

No último caso, o decreto de licitação também inclui o serviço expresso aeroporto. O prazo de concessão é de 25 anos e terá fiscalização sob responsabilidade da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Desde 2022, duas linhas do serviço de trens de São Paulo já estão sob gestão da iniciativa privada, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Elas são de responsabilidade da Via Mobilidade, empresa que também opera as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô. No caso linha  9-Esmeralda, a operação da empresa é alvo de reclamações constantes dos usuários devido à superlotação de trens e atrasos na prestação de serviços.

 

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