PT avalia nomes para substituir Gleisi caso petista vire ministra, dizem fontes
O PT avalia nomes para o comando da legenda caso a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, decida assumir um posto na Esplanada dos Ministérios.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou, segundo relatos feitos à CNN, que a petista tem espaço garantido no governo federal caso decida deixar o comando da sigla.
No Palácio do Planalto, contudo, há uma defesa de auxiliares do governo para que Gleisi fique à frente da sigla pelo menos até outubro, ou seja, até o fim da eleição municipal.
Leia Mais
PGR pede que Nunes Marques deixe de atuar em caso sobre terra indígena onde servidor foi baleado
Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra decisão do TSE que o deixou inelegível
Gleisi à frente de algum ministério só depende dela, dizem fontes
Caso Gleisi, no entanto, decida deixar o comando do partido no início do ano que vem, são discutidos pelo menos cinco nomes para presidir a legenda. Aparecem na lista os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Luiz Marinho (Trabalho) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), o deputado federal José Guimarães (PT-CE) e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva.
O nome de Gleisi é cotado para o comando do Ministério da Justiça, no lugar de Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Ela enfrenta, no entanto, forte resistência na Polícia Federal (PF). Por isso, que outras pastas são consideradas.
Uma solução, segundo auxiliares presidenciais, seria fazer uma troca. Ou seja, um dos ministros listados assumiria o partido, abrindo espaço a Gleisi na Esplanada dos Ministérios.
Lula pretende fazer reunião ainda neste ano com o seu núcleo mais próximo para um balanço de seu primeiro ano.
A ideia é consultar os aliados sobre o desempenho dos ministros para definir mudanças pontuais em janeiro.
O petista tem negado que fará uma reforma ministerial, mas programa mudanças pontuais no primeiro escalão.
O plano é manter quem tem dado certo e trocar quem se envolveu em polêmicas ou tem deixado a desejar na condução de suas pastas.
Nos bastidores do Palácio do Planalto, são defendidas mudanças no Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Comunicações. Lula, contudo, ainda não tomou nenhuma decisão.
Veja também – Ação contra armas ilegais acabará com logística de maiores facções brasileiras, diz Dino
Este conteúdo foi originalmente publicado em PT avalia nomes para substituir Gleisi caso petista vire ministra, dizem fontes no site CNN Brasil.