Preço recorde do cacau derruba consumo de chocolate, diz JPMorgan

0

O aumento nos preços do chocolate nos últimos meses vem derrubando a demanda, o que deve gerar um déficit de oferta menor do que o esperado, de acordo com estimativas do banco JPMorgan.

Déficit de oferta é a situação em que a quantidade de bens ou serviços disponíveis é menor do que a demanda do mercado.

Entenda

Segundo relatório elaborado pelos analistas da instituição financeira, as projeções de déficit para a atual temporada 2024-2025 recuaram para 40 mil toneladas, ante as 108 mil toneladas estimadas anteriormente.
A expectativa do mercado é a de que a demanda por chocolate caia quase 2% em 2025, em função dos elevados preços do cacau, que afetam diretamente o consumo.
Os preços do chocolate, por sua vez, devem continuar subindo e pesando no bolso dos consumidores, pois as empresas buscam compensar os custos mais elevados.

“Preços historicamente altos estão destruindo a demanda e esperamos que a moagem mundial contraia pelo menos 1,8% ano a ano”, afirmam os analistas do JPMorgan.

Menos chocolate

O volume de vendas observado nos últimos meses indica que os consumidores vêm reduzindo paulatinamente o consumo de chocolate.

Em conversa com investidores na última quinta-feira (6/2), a CEO da Hershey’s – uma das maiores fabricantes de chocolates do mundo –, Michele Buck, disse que a indústria vem buscando novas receitas e substituindo, em muitos casos, o cacau por outros ingredientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *