Nutricionista diz qual é o perigo nº1 de treinar com o estômago vazio
Integra o grupo de pessoas que vai treinar antes de se alimentar e, em seguida, costuma passar mal? A nutricionista Abby Chan deixou um alerta aos praticantes desse método, considerado perigoso. Em entrevista ao portal de saúde e bem-estar Shape, a especialista destacou ser grave ir malhar com o estômago vazio.
“Eu definitivamente não recomendo. Seu corpo sempre se sairá melhor quando alimentado”, enfatizou Abby. Ao site, a nutricionista explicou quais são os problemas de fazer atividade física com o estômago vazio. Ela atestou que algumas pessoas acreditam que ir malhar em jejum ajuda o corpo a queimar mais gordura.
A expert em nutrição não recomenda malhar em jejum
Contudo, segundo Abby, faltam evidências para apoiar essa hipótese, já que grande parte dos estudos teve como participantes “homens treinados com idade entre 20 e 30 anos”. “Os resultados podem não se aplicar à população em geral”, destacou. A especialista comentou que alguns exercícios podem acabar por “quebrar músculos”, e não o estoque de gordura.
Para embasar a teoria sobre ser perigoso malhar com o estômago vazio, Abby Chan mencionou vários estudos, entre eles, um da American College of Sports Medicine (ACSM), dos Estados Unidos. Fadiga, desconforto e náuseas durante a atividade física estão entre os sintomas resultantes de ir treinar em jejum.
Segundo a nutricionista, treinar com o estômago vazio é um perigo
Recuperação
Conforme salientou a expert em nutrição, exercitar-se com o estômago vazio afeta principalmente a capacidade de recuperação.
“Quando você começa a se exercitar em jejum, seu açúcar no sangue provavelmente está baixo, então o corpo utilizará o glicogênio disponível para ajudar a aumentar os níveis de glicose e apoiar efetivamente o funcionamento do cérebro e dos órgãos. Isso significa que o corpo terá menos glicogênio disponível para acompanhá-lo durante o treino intenso e o período de recuperação”, elucidou.
Abby sustentou que “funcionar com o tanque vazio” é um grande equívoco, especialmente se já tiver se tornado um hábito: “Se seus músculos não tiverem combustível suficiente ou não tiverem estoques completos de glicogênio, isso inibirá e diminuirá a recuperação a longo prazo”. A nutricionista concluiu: “Se não tiver energia para malhar ou se recuperar, não conseguirá aparecer no treino nos próximos dias.”
Exercitar-se antes de comer prejudica a recuperação muscular
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.