Morre, aos 92 anos, no Rio, o escritor espanhol Juan Arias Martínez
Morreu nessa sexta-feira (22/11) o escritor espanhol Juan Arias Martínez, aos 92 anos, devido a complicações relacionadas a uma insuficiência renal. A morte de Arias foi confirmada pela esposa, a também escritora Roseana Murray.
Arias assinava uma coluna semanal no jornal El País – a última, em 8 de novembro. Também tinha seus textos publicados no Metrópoles, na coluna do Ricardo Noblat.
Ele trabalhou para o diário espanhol quase desde a sua fundação, em 1976. Por 15 anos, foi correspondente do jornal em Roma e no Vaticano, tornando-se especialista em religião e na Igreja Católica.
Em outubro de 2020, estimava ter feito cerca de 30 mil textos para o jornal e 120 viagens internacionais acompanhando os papas Paulo VL e João Paulo II.
Brasil como pátria
Espanhol de nascimento, escolheu o Brasil como sua segunda pátria. Ele e Roseana viviam em Saquarema (RJ), no litoral do Rio de Janeiro, onde a viúva — natural da capital fluminense — sofreu um ataque de três cachorros da raça pitbull, ao sair de casa, em abril deste ano, e perdeu um braço e uma orelha.