Malafaia tem dúvidas sobre timing de ato pelo impeachment de Lula
Organizador de vários atos da oposição na Av. Paulista, o pastor Silas Malafaia afirmou à coluna ter “dúvidas” sobre o timing das manifestações a favor do impeachment do presidente Lula convocadas para o dia 16 de março.
“Sinceramente, eu acho que tudo tem um time e um tempo. Eu tenho dúvida. Não vou dizer que eu tenho certeza. Mas eu tenho dúvidas se essa é a hora de a gente fazer manifestação por impeachment de Lula. Eu tenho minhas dúvidas sobre isso”, afirmou o religioso, ao ser questionado pela coluna.
Malafaia ponderou não ver o protesto como errado. Ele lembrou que todos os atos que organizou tiveram o aval de Jair Bolsonaro e que, caso o ex-presidente decida aderir ao protesto, ele apoiaria.
“Não estou dizendo que está errado, por favor, porque não estou à frente. Só Bolsonaro falar comigo e acabou o papo. Não é isso. Mas eu, Silas Lima Malafaia, tenho dúvidas se esse é o momento de fazer manifestação pelo impeachment de Lula. Não tenho a certeza. Para ser bem honesto, com você”, declarou o pastor.
Malafaia afirmou que, por ora, Bolsonaro não o procurou para aderir ao ato de 16 de março e reforçou que não faria nada sozinho. “Depois dessas manifestações que deram certo, agora todo mundo quer fazer manifestação”, criticou.
Mas por que Malafaia tem dúvidas?
Indagado sobre o porquê de suas dúvidas, Malafaia explicou que, em sua avaliação, movimentos pró-impeachment precisam nascer da população, e não de líderes políticos.
“Questões do impeachment têm que vir do povo, despertar do povo. Não é líder político, mas o povo. Tem que vir do povo. Por isso que eu não tenho certeza se essa é a hora para essa manifestação”, disse.
Para ele, o ideal seria uma primeira manifestação pedindo só “fora, Lula”. “Não sei se a primeira deve ser direta pelo impeachment. Talvez uma primeira sendo ‘fora, Lula’ é mais razoável para poder despertar no povo a consciência”.
“Porque o próprio Lula falou: se vocês querem me tirar, vão ter que ir para a rua. Então o STF não vai poder falar em golpe. Você não tira um cara da noite para o dia. Então, você tem que crescer nisso. Talvez a temática esteja errada agora. Talvez”, acrescentou Malafaia.