“Grande perda para aviação”, diz presidente de aeroclube sobre vítima
São Paulo — O presidente do Clube de Voo Aeroquadra, de onde partiu o avião que caiu na manhã deste sábado (15/2), na cidade de Quadra, no interior de São Paulo, lamentou a morte do comandante Nelson José Ponzoni (foto em destaque) no acidente. A esposa do piloto também morreu na queda.
Em entrevista ao Metrópoles, Carlos Benevides destacou o histórico de Nelson na aviação. “Muito experiente. Ótima pessoa, alegre e sempre disponível. Uma grande perda para a aviação”, afirmou o presidente.
O piloto era conhecido no meio aeronáutico e já tinha dado uma série de entrevistas sobre sua paixão pela área. Em uma campanha para o dia da aviação, Nelson disse que “na outra encarnação” queria voltar para ser aviador de novo.
Carlos contou que Nelson e a esposa, Vívian Ponzoni, que também morreu no acidente, eram pais de um sócio do clube. Os sócios, todos pilotos, segundo o presidente, podem usar a pista de pouso e usufruir da infraestrutura do clube. “Não sei informar se era um voo local ou uma navegação que iriam fazer”. O avião pertencia à família.
Ao Metrópoles, Carlos explicou que o Clube de Voo Aeroquadra foi fundado em 2014 por um grupo de pilotos “aficionados pela aviação” e que o espaço é “voltado a aviação leve”. Nesta sábado, segundo ele, as condições de voo estavam normais no local e diversas aeronaves já haviam decolado antes do acidente acontecer. Depois da queda, o Clube de Voo decretou luto nas redes sociais.
O que se sabe
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h25 para atender a ocorrência de queda de uma aeronave de pequeno porte.
O acidente aconteceu em um canavial na Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, na cidade Quadra, região metropolitana de Itapetininga, interior de São Paulo.
Dois corpos foram encontrados carbonizados, segundo os bombeiros.
As vítimas são o piloto, Nelson Ponzoni, e a esposa, Vivien Bonafer Ponzoni.
Eles viajavam em uma aeronave própria, de modelo CT-U, com dois assentos.
O avião realizaria um sobrevoo pela região e depois pousaria no mesmo local em que decolou, o Clube de Voo Aeroquadra.
Uma testemunha disse ao Metrópoles que a aeronave caiu logo após a decolagem.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local da tragédia.
Em imagens feitas no local do acidente, é possível ver o fogo em meio à plantação. A fumaça tomou conta do local do acidente. Veja:
