EUA: 1º avião com imigrantes deportados chega a Guantánamo

0

A primeira aeronave dos Estados Unidos transportando imigrantes deportados para a base de Guantánamo, em Cuba, pousou nessa terça-feira (4/2). Segundo a porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Tricia McLaughlin, o voo transportava de 9 a 10 imigrantes e todos eram “estrangeiros criminosos altamente perigosos”.

Imagens divulgadas pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA mostram os detidos algemados enquanto eram preparados por soldados americanos para embarcar no avião.

Yesterday, DHS released images of the first flight carrying criminal aliens to Guantanamo Bay. The worst of the worst criminals will be held at the military facility.

“Donald Trump has been very clear: Guantanamo Bay will hold the worst of the worst.” – @Sec_Noem pic.twitter.com/wwJIVqyEgw

— Homeland Security (@DHSgov) February 5, 2025

Deportações

O presidente americano, Donald Trump, disse que quer que o Pentágono e o Departamento de Segurança Interna expandam a unidade de detenção na base americana em Guantánamo para abrigar mais de 30 mil migrantes.
No domingo, ao falar sobre os planos, o chefe do Departamento de Segurança Interna dos EUA se recusou a dizer se mulheres, crianças ou famílias migrantes também seriam mandadas para lá.
O voo para a Baía de Guantánamo se soma aos voos militares que já deportaram migrantes para Guatemala, Peru, Honduras e Índia.
Os voos militares são uma forma cara de transportar migrantes. Segundo a agência de notícias Reuters, um voo de deportação militar para a Guatemala, na semana passada, provavelmente custou pelo menos US$ 4.675 por imigrante.

Base de Guantánamo

A base militar de Guantánamo, em Cuba, se tornou célebre durante a campanha de “Guerra ao Terror”, criada pelo presidente George
W. Bush após os ataques de 11 de setembro de 2001, e questionada diversas vezes pelas constantes violações do direito internacional e dos direitos humanos.

No entanto, o local está anexo à Base Naval de Guantánamo, mantida pelos EUA na ilha de Cuba desde 1903, mesmo com as hostilidades entre Washington e Havana desde a Revolução Cubana de Fidel Castro, que tomou o poder em 1959.

A prisão de Guantánamo foi estabelecida em 2002, pelo então presidente Bush, para receber suspeitos de terrorismo e supostos combatentes “ilegais” detidos durante operações militares americanas fora dos EUA. O local recebeu cerca de 780 presos desde sua criação, sendo que 15 permanecem lá.

Inúmeros relatos de tortura de prisioneiros vieram à tona, incluindo a prática do “waterboarding” — o ato de forçar a cabeça de um suspeito em água até quase afogá-lo, para forçar uma delação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *