Diretor e ex-executivos do Banco do Brasil vão pagar R$ 872 mil ao BC

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Um diretor e oito ex-executivos do Banco do Brasil (BB) terão de pagar R$ 872 mil a título de “contribuição pecuniária” ao Banco Central (BC) pela cobrança indevida de taxas e tarifas de clientes da instituição financeira. A medida consta no termo de compromisso assinado pelo BB com o BC, na segunda-feira (3/2).

Além desse valor, o Banco do Brasil comprometeu-se a devolver R$ 20,6 milhões aos clientes que eventualmente tenham sido prejudicados pelas cobranças (leia, abaixo, nota da instituição financeira). O BC também impôs uma contribuição pecuniária adicional de R$ 3,75 milhões ao banco.

Com isso, somados os gastos com a devolução das taxas e a contribuição pecuniária do Banco do Brasil, o valor chega a R$ 24,3 milhões. O total das contribuições pecuniárias (com gastos do BB e dos executivos) atinge R$ 4,622 milhões.

Executivos

De acordo com o termo de compromisso, o prazo de quitação das contribuições pecuniárias é de 30 dias. Entre os que vão pagar a medida, apenas Pedro Bramanot, ocupa atualmente o cargo de diretor do BB. Os outro oito indicados no documento são ex-executivos do banco.

Dois entre os ex-executivos receberam punições mais altas. Rogério Magno Panca terá de pagar R$ 152 mil e Edson Rogério da Costa, R$ 120 mil. No caso dos demais, que incluem Fabiano Macanhan Fontes, Marco Túlio de Oliveira Mendonça, Daniela de Avelar Gonçalves, Raul Francisco Moreira e Rodrigo Felippe Afonso, além do diretor Bramanot, a quantia foi fixada em R$ 100 mil.

O que diz o Banco do Brasil

No início da noite de quinta- feira (6/2), o BB divulgou a seguinte nota:

“O Banco do Brasil confirma a celebração do Termo de Compromisso junto ao Bacen, procedimento proativo adotado pelo BB que reafirma seu compromisso de atendimento de excelência a seus clientes e informa que as questões já foram devidamente solucionadas.

“O Banco do Brasil esclarece que todos os clientes já foram ressarcidos e que o valor médio ressarcido era de R$ 14,00. Os procedimentos foram efetivados de forma proativa junto aos clientes que fazem jus, não sendo necessária nenhuma ação por parte dos clientes.

“O BB destaca ainda que detém a melhor posição no ranking Bacen, entre as maiores instituições financeiras do país, há dez trimestres consecutivos, sendo, portanto, o banco menos reclamado dentre todos os grandes bancos.”

 

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