Comitiva de deputados e senadores brasileiros vai à posse de Trump
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) está à frente de uma comitiva para prestigiar a posse de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro. Até o momento, 54 deputados e 4 senadores confirmaram presença na viagem.
De acordo com Gayer, não haverá despesa pública com passagens, hospedagens e alimentação, uma vez que cada parlamentar terá de arcar com seus gastos. O objetivo, diz, é “estreitar relação” entre a direita brasileira e a norte-americana, que tem em Trump seu principal representante.
Bolsonaristas pretendem externar, ao presidente dos EUA e a políticos do partido Republicano, preocupação com o que classificam como “perseguição à direita no Brasil”. Aliados de Jair Bolsonaro acreditam que, com Trump no poder, Alexandre de Moraes poderá se ver obrigado a recuar nos inquéritos que miram o ex-presidente e outras figuras do campo conservador no STF.
Em setembro, Gustavo Gayer conversou por telefone com o empresário Elon Musk a respeito de Alexandre de Moraes. Agora, o bilionário, crítico do magistrado, foi formalmente anunciado por Trump como chefe do departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos.
A interlocutores, o ministro Alexandre de Moraes tem dito que a eleição nos Estados Unidos “em nada mudará” a sua atuação no STF. Neste mês de novembro, a Polícia Federal indiciará Bolsonaro na investigação relacionada aos movimentos que resultaram nas depredações ocorridas no 8 de Janeiro.