fbpx

Com mais de 1 milhão de casos, Brasil promove Dia D contra dengue

0

Com mais de 1 milhão de casos de dengue registrados apenas neste ano e sob a ameaça de o Brasil viver uma das piores epidemias da doença de sua história, o Ministério da Saúde, com a participação de estados e municípios, realiza uma mobilização apelidada de “Dia D” para combater focos da doença.

A iniciativa busca orientar a população brasileira sobre as ações de prevenção e a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo a pasta, 75% dos criadouros estão dentro das casas, em locais como vasos de plantas, caixas d’água, calhas, pneus ou garrafas.

Engajamento

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa da ação no município de Serra, no Espírito Santo. Na quarta-feira (28/2), durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), ela pediu o engajamento dos governos estaduais e municipais no projeto. “As ações são principalmente em relação ao controle dos pontos de mosquito, com visitas dos agentes de saúde às casas. Mas, também, atenção para os sinais de alerta, de orientação à população”, detalhou.

Epidemia

O aumento no número de casos nos dois primeiros meses do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico de disseminação da doença entre março e abril.

Os motivos para a antecipação estão relacionados às alterações climáticas, em especial na época de chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue.

Neste sábado (2/3), o painel de monitoramento do Ministério da Saúde indicava 1.038.475 casos de dengue no país, 258 mortes confirmadas e outros 651 falecimentos em apuração. O Distrito Federal é a unidade da federação com maior incidência da doença, com 3.647,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.


0

Cuidados necessários

O mote da campanha é “10 minutos contra a dengue” e, se baseia na ideia de que esse tempo é suficiente para tomar medidas importantes de cuidado na própria residência para combater focos do Aedes aegpyti, vetor da doença.

Veja algumas ações necessárias para evitar focos do mosquito:

Mantenha a caixa d’água bem fechada;
Receba bem os agentes da saúde e os de endemias;
Amarre bem os sacos de lixo;
Coloque areia nos vasos de planta;
Guarde pneus em locais cobertos;
Limpe bem as calhas de casa;
Não acumule sucata e entulho; e
Esvazie garrafas PET, potes e vasos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *