Câmara de Valparaíso caminha para ter 15 vereadores a partir de 2025
- Embora projeto para discutir o tema não tenha sido apresentado de forma oficial, reunião entre os parlamentares nesta manhã de sexta-feira, 11 já teria batido o martelo com aumento de duas cadeiras
Continua dando muito o que falar a discussão sobre aumento no número de cadeiras para parlamentares na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. Assim, após uma reunião entre os vereadores realizada nesta sexta-feira, 11, antes da sessão ordinária praticamente já teria batido o martelo com aumento de duas cadeiras, apurou a reportagem do Blog do Amarildo. No entanto, o presidente da Casa, vereador Flávio Lopes (MDB) citou à reportagem que analisa a questão com cautela, e que não tem data para levar o assunto a plenário e que ele mesmo acredita que os 13 vereadores hoje na casa seriam suficiente.
De acordo com fontes ‘extraoficiais’, quatro vereadores são a favor do aumento de vereadores na ordem de 21 no total, e o restante, na maioria, defende o aumento de dois parlamentares, assim, a Câmara Municipal de Valparaíso deve ter vaga para 15 representantes do povo já nas eleições de 2024, caso o projeto seja aprovado na Casa de Leis. Tudo indica que esse será o caminho, embora nada ainda é oficial. Hoje a Casa de Leis tem 13 representantes.
Alguns que defendem o número de 21 parlamentares se justificam, como é o caso de Plácido Cunha (Avante). “Se é para corrigir a lei, é melhor que a gente estabeleça de vez o número de 21, porque não vai onerar os cofres públicos porque verba para isso a Câmara tem, e assim os bairros terão maior representatividade”, disse à reportagem pouco antes da reunião.
Outros, como Jabá do Povo (Avante) são mais comedidos e defendem o aumento apenas de duas cadeiras. “Temos que ir por etapas”, disse o vereador em recente conversa com esse repórter.
De um modo geral, apenas Walisson Lacerda (PSDB) e Flávio Lopes se mostram um pouco de receio com o aumento, mas o restante, todos são a favor. “Temos que aumentar, e a ordem fica de acordo com o que a maioria decidir”, comentou Fabio Moraes (PSC).
Valparaiao em 2023 chegou a 198 mil habitantes, segundo o IBGE, e assim, a lei permite até 21 vereadores.
Fonte: BlogdoAmarildo