Alckmin recebe senador aliado de Trump em meio a negociação com EUA

0

Em meio à decisão dos Estados Unidos de sobretaxar o aço e o alumínio brasileiro, o vice-presidente Geraldo Alckmin recebe nesta sexta-feira (14/2), em Brasília, um senador americano aliado de Donald Trump.

Alckmin terá uma audiência com senador republicano Steve Daines, eleito pelo estado americano de Montana. A reunião está marcada para as 16h no gabinete do vice-presidente, no Palácio do Planalto.

3 imagens
1 de 3

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images

2 de 3

Donald Trump com o senador republicano Steve Daines

Reprodução

3 de 3

Andrew Harnik/Getty Images

À coluna, a assessoria de Alckmin informou que o encontro foi pedido pelo próprio senador republicano, que é membro da comissão de Relações Exteriores do Senado americano.

Em 2023, o senador virou notícia no Brasil após pedir ao então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que suspendesse a importação de carne bovina brasileira, devido a casos da doença da vaca louca.

Guerra tarifária de Trump

Desde que assumiu a Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, Trump tem feito ameaças tarifárias como estratégia para proteger os interesses dos EUA.
Até o momento, haviam sido anunciadas taxações para as importações de produtos do México, do Canadá e da China.
Os presidentes do México e do Canadá buscaram entendimentos com os EUA e, temporariamente, as tarifas foram suspensas.
Trump, porém, anunciou taxação de 25% para importações de aço e alumínio, medida que afeta o Brasil.
O presidente dos EUA também decretou tarifas recíprocas com todo o planeta.

A audiência de Alckmin com o senador americano contará com a presença de membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, comandado pelo vice-presidente brasileiro.

Entre os integrantes do MDIC que participam da reunião estão o secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira, e a secretária de Comércio Exterior da pasta, Tatiana Lacerda Prazeres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *