II Seminário Dia de Plantar: Aprenda a deixar o DF mais verde
Em preparação para o Dia de Plantar uma Muda de Árvore Nativa do Cerrado no Distrito Federal — celebrado no primeiro domingo de dezembro —, o Governo do Distrito Federal (GDF) realiza o II Seminário de Mobilização para o Dia de Plantar, em 18 de novembro, no auditório do Sesi (Edifício Central Park, Quadra 1 do Setor Comercial Norte), entre 8h30 e 13h.
O evento tem o objetivo de divulgar o Dia de Plantar, esclarecendo importantes questionamentos sobre como e onde realizar os plantios, de acordo com as diretrizes legais e ambientais. Além disso, o plantio de 2023 e o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) — atualmente em elaboração pelo GDF — também são temas centrais do encontro.
A iniciativa tem a organização da Comissão de Plantio de Mudas Nativas — formada por membros da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), Instituto Brasília Ambiental, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Movimento Regenerativo Tempo de Plantar.
O seminário é gratuito e aberto ao público. Para participar, somente é necessário comparecer ao auditório do Sesi na data do evento e realizar a inscrição no momento de chegada. Recomenda-se que pessoas interessadas levem documento com foto, apesar de os responsáveis pela organização não terem destacado essa necessidade.
“O trabalho da comissão é para que o Dia de Plantar seja uma ação constante e que, ano após ano, possamos apenas aumentar os resultados. Se conseguirmos colocar os seminários como ações de engajamento e de educação ambiental, esperamos que ocorram todos os anos também”
Matheus Fuente, assessor do Departamento de Parques e Jardins
Durante o evento, autoridades e personalidades convidadas pelos órgãos envolvidos irão participar como palestrantes, além de membros do comitê do Tempo de Plantar. Administradores regionais e representantes da sociedade civil também estarão presentes. A expectativa é de que, após cada apresentação, seja aberto um espaço para a manifestação de dúvidas dos espectadores, que serão respondidas pelos palestrantes.
Realizado pela primeira vez no ano passado, o Seminário de Mobilização para o Dia de Plantar está na sua segunda edição e tem objetivo de se tornar uma ação fixa anual. A expectativa da comissão é a de que os seminários sejam enquadrados como ações de educação ambiental para garantir uma ocorrência anual.
“O trabalho da comissão é para que o Dia de Plantar seja uma ação constante e que, ano após ano, possamos apenas aumentar os resultados. Se conseguirmos colocar os seminários como ações de engajamento e de educação ambiental, esperamos que ocorram todos os anos também”, explicou o assessor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap e membro suplente da Comissão de Plantio de Mudas Nativas pela Novacap, Matheus Fuente.
Dia de Plantar
No dia 7 de junho de 2023, o governador do DF, Ibaneis Rocha, promulgou o Decreto 44.606/23, que estabelece oficialmente o primeiro domingo de dezembro como o Dia de Plantar uma Muda de Árvore Nativa do Cerrado no Distrito Federal. A iniciativa — que era reivindicada pela sociedade civil liderada pelo Movimento Regenerativo Tempo de Plantar — pretende garantir o plantio de um milhão de árvores nativas do Cerrado por ano no DF.
Para marcar o compromisso do Distrito Federal com a preservação do Cerrado e o incentivo à participação popular em ações de sustentabilidade, o secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, enfatizou a relevância do Dia de Plantar como uma oportunidade para engajar a sociedade e fortalecer as práticas ambientais na região. “Com o Dia de Plantar, queremos envolver cada cidadão na tarefa de cuidar e preservar o Cerrado, uma riqueza que faz parte da nossa identidade. O seminário é o primeiro passo para esclarecer, orientar e mobilizar, oferecendo à população as ferramentas e o conhecimento necessários para que essa iniciativa seja forte e duradoura. A cada árvore plantada, estamos investindo em um futuro mais verde e sustentável para o Distrito Federal”, destacou Gomes.
*Com informações da Novacap