Hospital Cidade do Sol é referência em tratamento humanizado no DF

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O Hospital Cidade do Sol (HSol), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), completa um ano de funcionamento e se consolida como referência em humanização e eficiência na saúde pública do DF – o índice de satisfação dos pacientes (Net Promoter Score – NPS) é de 86%. A data será comemorada nesta segunda-feira (10), a partir das 16h, nas instalações do hospital.

Equipes do HSol desenvolvem atividades lúdicas que reforçam a eficácia dos tratamentos | Foto: Alberto Ruy/IgesDF

Desde que teve sua gestão oficializada pelo IgesDF, em 11 de setembro de 2024, após a sanção da lei nº 7.552, o HSol tem apresentado resultados expressivos, como 3.122 admissões, 3.068 altas e uma taxa de ocupação média de 93%. A unidade também se destaca pelo uso da telemedicina, com mais de 800 interconsultas realizadas para auxiliar médicos de 13 unidades de pronto atendimento (UPAs) e outras unidades de saúde.  

Tempo médio de internação do HSol é de sete dias, o que favorece o giro eficiente dos leitos

Além da eficiência no atendimento, o hospital se destaca por iniciativas inovadoras que tornam a experiência dos pacientes mais acolhedora.

É o caso do prontuário afetivo, que  registra detalhes pessoais, como apelidos e preferências musicais, proporcionando um cuidado mais humanizado. Outras atividades lúdicas incluem sessões de cinema com pipoca,  música ao vivo no fim da tarde e dinâmicas terapêuticas promovidas pelos fisioterapeutas, como jogos e danças para pacientes internados.

A qualidade assistencial também se reflete na eficiência da gestão. O tempo médio de internação no HSol é de sete dias, bem abaixo da meta contratual de 14 dias, demonstrando um giro eficiente dos leitos. A farmácia do HSol é a primeira unidade do IgesDF a implementar integralmente um sistema de rastreabilidade de medicamentos, garantindo segurança e eficiência desde a aquisição até a administração aos pacientes.

O HSol também promove a saúde mental de seus colaboradores, com iniciativas como ioga e meditação, e projetos voltados à conscientização sobre negligência e violência contra idosos, como o Respeito Não Envelhece, que orienta familiares e acompanhantes sobre os direitos da pessoa idosa. A unidade também implementou o programa Jornada do Paciente, que integra equipes multidisciplinares e familiares para garantir um planejamento terapêutico eficaz e uma alta hospitalar segura.

 *Com informações do IgesDF

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