Ministeriáveis levam sugestão de novo desenho da Esplanada ao Planalto
Os indicados do centrão, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), e o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, se reuniram na tarde desta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, com os ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, para levar sugestão do novo desenho da Esplanada dos Ministérios.
Os parlamentares levaram a proposta de Fufuca chefiar o novo Ministério do Esporte, Juventude e Empreendedorismo, que uniria Esporte e Pequenas e Médias empresas em uma só pasta. Já Ana Moser, atual ministra do Esporte, assumiria uma nova agência criada para tratar de esportes olímpicos.
PT aceitou dividir Ministério do Desenvolvimento Social, dizem líderes do Centrão
Lira avalia tirar municípios da desoneração da folha e compensar com fundo
Senado aprova texto-base do projeto de lei que devolve voto de qualidade no Carf
Já Silvio Costa Filho ficaria com Portos e Aeroportos. A sugestão do desenho foi fechada com anuência do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), e o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), em reunião nesta quarta.
No novo desenho, Márcio França (PSB), atual ministro de Portos e Aeroportos, iria para Ciência e Tecnologia. Já Luciana Santos (PCdoB), seria remanejada para a pasta das Mulheres, e Cida Gonçalves deixaria o posto.
A informação dos bastidores é que o martelo só deve ser batido após o retorno de Lula das viagens. Nesta quinta-feira, o presidente da República embarca com Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento Social, para lançar o “Plano Brasil Sem Fome” no Piauí, estado de Dias. Lula convidou também Márcio França para a viagem ao Piauí.
Funasa e Caixa
No atual cenário, a intenção de Lira é que a nova presidência Caixa Econômica Federal não seja anunciada junto com o novo desenho da Esplanada. Internamente, no Progressistas, há incertezas sobre a indicação de Margareth Coelho.
Já o destino da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que seria entregue ao Republicanos, ainda é incerto. Mas a cúpula do partido deve insistir para ter o comando da fundação junto ao Planalto.
Oficialmente, o Planalto não se manifestou sobre as sugestões.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministeriáveis levam sugestão de novo desenho da Esplanada ao Planalto no site CNN Brasil.