Furacão Idalia, considerado catastrófico, chega à Flórida nesta quarta
![](https://palanquepolitico.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Hurricane-Idalia-YWsk3E.jpeg)
O estado da Flórida, nos Estados Unidos (EUA), espera a passagem do furacão Idalia, que deve atingir o continente nesta quarta-feira (30/8). Recentemente, o furacão teve sua classificação alterada para a escala 4 de intensidade, o que indica catástrofe e perigo.
A nova categoria do furacão, cujos ventos podem chegar a 209km/h, é a segunda mais alta, de uma escala que vai até 5. Também são esperadas inundações no território estadunidense, cujo governo local solicitou que as pessoas deixassem suas casas em busca de abrigos. Os dados são do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Cidades litorâneas da Flórida, como São Petersburgo, já começaram a sentir os efeitos do furacão.
“Nós vamos ter uma onda destrutiva de ações, e isso pode de fato destruir casas e edifícios, e fazer com que eles se tornem difíceis para a sobrevivência”, afirmou o diretor do NHC, Michael Brennan.
O fenômeno Idalia se formou no último domingo (27/8), perto do México, e ao longo da semana diversos estabelecimentos (aeroportos, escolas, universidades, parques) fecharam as portas na espera de sua passagem. Em geral, os estadunidenses recebem instruções e treinamentos para lidar com a situação, dada a incidência de catástrofes do tipo no país.
Caso brasileiros estejam pela região, recomenda-se seguir as instruções do NHC:
Mantenha sua casa segura: cubra janelas e estoque alimentação;
Mantenha-se informado (seja para o perigo do furacão, seja para o término do fenômeno);
Siga as orientações dos governos locais;
Saia imediatamente da região caso assim seja ordenado pelo governo local;
Caso a recomendação seja que não saiam de casa: procure um refúgio pequeno no andar mais inferior possível (como porões), coloque o máximo de paredes possível entre você e o mundo exterior, mantenha-se longe das janelas (cujos vidros podem estourar);
Se o furacão passar na sua região, pode haver um período de calmaria antes, mas não baixe a guarda. As forças do vento vem de direções opostas nesse fenômeno.
Outro furacão à vista
Além do furacão Idalia, os EUA esperam outro fenômeno, o furacão Franklin, também de categoria 4, que ainda está no oceano Atlântico e deve causar ondas perigosas na costa dos EUA.
Os cientistas alertam para alterações climáticas constantes em detrimento do aquecimento global, causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças a ações de intervenção humanas, relacionadas à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.