fbpx

Ford venderá fábrica para governo da Bahia com chegada da chinesa BYD

0

A Ford anunciou um acordo com o governo da Bahia para vender sua propriedade na fábrica de Camaçari, fechada em 2021 pela montadora americana. A planta é alvo de uma negociação há meses diante do interesse da chinesa BYD em instalar suas operações no local.

Em evento para anúncio oficial dos investimentos da BYD na Bahia, em julho, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já havia afirmado que o governo estadual faria o que fosse necessário para ajudar a avançar as negociações com a Ford.

O processo aplicado é de “reversão de propriedade”, que seguirá legislação vigente e prevê indenização para a proprietária. A Ford disse que receberá um valor de mercado pela planta, que não foi divulgado.

“O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”, disse a Ford, em nota.

BYD anunciou investimentos na Bahia em julho

A partir de agora, a tendência é que a planta da Ford seja revendida à BYD. A montadora chinesa anunciou investimentos de R$ 3 bilhões para construir três fábricas na Bahia, incluindo o primeiro polo de produção brasileira de carros elétricos.

Desde o anúncio da BYD, em julho, era sabido que o intuito do governo baiano e da companhia chinesa era utilizar o antigo espaço da Ford, mas havia imbróglios na posse do local. “Inicialmente, a BYD está tratando com a Ford para fazer uma possível negociação. Nós estaremos acompanhando, mas estamos dispostos a fazer o que for possível e preciso para que a gente ajude a resolver essa transação”, disse o governador Jerônimo Rodrigues em julho sobre o caso.

A fábrica da Ford na Bahia havia tido as operações encerradas em 2021, junto com outras unidades da montadora americana no Brasil, em meio à crise vivida no setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *