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O Que é Lançamento de Infoprodutos?

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Depois do surgimento da internet e com isso a abertura mundial da informação, compartilhamento de experiências e a distribuição de conhecimentos, a atividade humana nunca mais foi a mesma e esse fenômeno é chamado de a 4ª Revolução (revolução Tecnológica). A Revolução não para de alterar o comportamento da sociedade e suas relações interpessoais.

A forma de comprar e vender; de se divertir e trabalhar; de se consultar e lhe dar com o dinheiro; de produzir e de consumir. Tudo mudou! Essa mudança, fortaleceu a economia e o consumo, elevando a condição de produção e entrega de produtos e serviços.

Diante desse avanço, tudo que funcionava física e presencialmente ganhou a possibilidade de ter a sua versão digital construída e isso trouxe para nossa realidade o Marketing Digital e com ele ferramentas, estratégias, métricas e gatilhos. Nesse post vou te apresentar um pouco desse novelo digital, começando pelos Lançamentos.

Lançamento de Infoprodutos.

Por associação sabemos que Lançamento trata-se de lançar algo e Infoproduto é um produto de informação. Essa é a única parte obvia disso tudo, por que agora vou me aprofundar nesse tema.

Você vai ver neste artigo os tipos de tipos de lançamento e como aplicá-los ao seu negócio.

Quais são os tipos de lançamentos?

Fórmula de Lançamento

O Fórmula de Lançamento, foi o precursor do marketing digital para vendas escaláveis. Ele traz uma metodologia para quem deseja lançar algum infoproduto. Seu método organizado, ao mesmo tempo, capta leads e qualifica-os para comprarem a oferta.

Dentro do próprio FL, tem o Lançamento Relâmpago, Lançamento Semente, Lançamento Interno e Lançamento entre outras ferramentas e métodos que consolidam e garantem o sucesso do Fórmula.

1. Lançamento semente

Esse Lançamento, acontece dentro do Fórmula, mas não impede de ser aplicado de forma isolada. Ele antecipa a venda, uma vez que acontece quando o produto ainda não está finalizado. É feita uma pesquisa de análise antecipada assim é possível entender o comportamento dos consumidores, fazendo assim os ajuste necessários para o produto final.

Nessa etapa o infoprodutor inicia uma conexão com público-alvo. Após entender o mercado, compreender as expectativas do público e construir uma lista de leads (potenciais clientes). Daí por diante começa-se investimentos mais fortes.

Como o próprio nome já sugere, Lançamento Semente tem haver com a natureza da semente, que carrega todas as informações genéticas de uma futura árvore e seus frutos, mas se cair em terreno errado poderá não resistir. Por isso são feitos, pesquisas, análises e testes para depois avançar.

Outras vantagens sobre os outros tipos de lançamento, são:

  • Monetização antes da criação do produto;
  • Reduz o risco de um lançamento ruim;
  • Ajuda a criar uma lista de contatos;
  • Promove o engajamento com o público;
  • Constrói a reputação do especialista em seu nicho.

2. Lançamento interno

Esse Lançamento é o que dá mais resultado em regra geral. Como o próprio nome sugere, o Lançamento Interno é feito com foco na própria base de leads, já coletadas ou de clientes antigos, ou captações previamente realizadas. 

Considerando que o público já conhece o especialista (vendedor), uma grande vantagem é que os seguidores (clientes) já são envolvidos e reconhecem a sua autoridade. Pare realizar o lançamento interno é necessário seguir esses passos:

  • pré-pré lançamento: interação com o público, convidando-o a participar de um grande evento que irá acontecer de forma online e gratuita;
  • pré-lançamento: criação de três vídeos (CPLs) que despertam o interesse dos seguidores a aderir a sua convocação para compra. Nessa etapa são usados gatilhos mentais, mostrando soluções das dores desse público e fazendo a oferta do infoproduto;
  • lançamento: quando são abertas as inscrições;
  • pós-lançamento: para aqueles que se inscreveram, é a parte na qual eles recebem o infoproduto e o acompanhamento do Expert e seu suporte.

3. Lançamento externo

Essa modalidade é perfeita para quem quer expandir o seu público e encontrar novos interessados em adquirir o infoproduto. O Lançamento Externo pode usar a base do interno, mas, dessa vez, faz uma construção da base de leads por meio de parcerias e investimentos para sua expansão.

Através do Marketing de Influência o expert faz contato com pessoas influentes para que construir parcerias na divulgação do infoproduto em troca de uma comissão.

Tenha em mente que deve haver muito cuidado na seleção dessa pessoa, já que é preciso haver coerência de público. Essa parceria não pode parecer forçada ou não encaixar bem com o público desse influenciador. Então, é preciso fazer um estudo dos seguidores dos candidatos para avaliar se é compatível com o do seu produto.

Além disso, o seu retorno financeiro pode ser mais alto, porém, requer um investimento maior também.

4. Lançamento relâmpago

Esse Lançamento é uma rajada. É a garantia de resultado rápido e instantâneo.

É exatamente essa ideia a ser passada ao público: de uma oportunidade única, imperdível, meteórica, que precisa ser aproveitada agora, senão não haverá como adquiri-la depois. Com prazo definido.

Um ponto essencial para a criação de um bom lançamento relâmpago é o uso do gatilho da escassez. Por ser algo de surpresa e rápido, é preciso uma copy bem pensada para atingir o público diretamente e de forma efetiva. Vale apena usar um bom storytelling com um gancho. Esse lançamento tem a seguinte estrutura:

  • pré-lançamento: envios de e-mails na semana anterior que possuam storytelling + gancho para a oferta;
  • lançamento: envios de quatro e-mails seguidos, um por dia, entre segunda e sexta-feira, fazendo conexão com a história contada no pré-lançamento.
  • Para produtos físicos e negócios locais pode ser feito em grupos de Whatsapp e Facebook.

Em geral, dura uma semana. O uso de condições exclusivas à sua oferta fará que a pessoa se sinta ainda mais atraída pela oportunidade.

5. Lançamento perpétuo

O ponto chave desse lançamento é a criação de um infoproduto que possa sempre ser relançado para novos leads. Sempre que alguém entrar na lista de emails, o produto pode ser ofertado. Pelo fato de ser “atemporal”, ele sempre estará disponível.

Ele é vantajoso não apenas por sua economia de tempo, mas também porque pode funcionar como um processo automatizado. Serviços de Assinatura é um tipo de perpétuo. Quando alguém entra na base de dados, é possível programar um envio da oferta automaticamente.

Para o lançamento perpétuo é importante já ter realizado um lançamento interno de sucesso, ter um bom fluxo de leads e as ferramentas de automação de marketing certas.

6. Lançamento Meteórico

O Lançamento Meteórico não usa a captação de Leads por email, mas por grupos de Facebook e Whatsapp. Esse método trabalha com copys pré definidas para aplicação passo a passo. A venda do meteórico pode ser um a um ou se bem elaborada vendas em massa com a abertura do carrinho.

Para aplicação do método, é necessário saber usar muito o gatilho da persuasão, história e escassez. O uso na ordem correta e com uma oferta irresistível é fatal. Outro fator muito importante nesse método é o uso e o treinamento dos afiliados, com comissões bem generosas, que normalmente passa de 50%. Pra quem gosta de usar aplicativos de conversa esse método é forte.

Qual você vai escolher?

Dos seis tipos de lançamento apresentados aqui, com suas devidas considerações, eu pergunto: qual vai escolher? analise o mais apropriado para o seu infoproduto. Caso queira saber mais e ter uma orientação melhor, procure uma Agência de Lançamentos.

Como e onde surgiu o Fórmula de Lançamento?

Desenvolvida em meados dos anos noventa pelo Jeff Walker, o launch formula transformou o marketing digital tornando-se uma das maiores referências do ramo em todo o mundo. Trazendo a oportunidade dos marketeiros tradicionais entenderem como aumentar suas receitas por meio do lançamento de produtos digitais.

Aqui no Brasil, Erico Rocha trouxe o método, chamando-o de Fórmula de Lançamento.

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