Como o Mercado Digital tem influenciado a Economia do Brasil
Mesmo com a economia brasileira em crise, existe um segmento do mercado que só vê bons resultados: estamos falando de marketing digital. E isso acontece por vários motivos, inclusive pelo fato de que “se não está no Google, não existe” e é assim que os consumidores se comportam hoje em dia: quando procuram algo no Google e não encontram, eles pense que não existe. não existe Cada vez mais as empresas sentem a necessidade de estar na web.
A maioria prefere as redes sociais, afinal, no Brasil, segundo o IBGE, mais de 94% dos domicílios possuem conexão com a Internet pelo celular e mais de 96% dos internautas estão em alguma rede social. Anos atrás, não imaginávamos que ter um estudo e presença no mercado na Internet pudesse ser tão importante não só para acompanhar a tendência, mas também ser uma questão de sobrevivência no mercado. Isso se aplica não apenas a empresas que vendem produtos, mas também a serviços, política, marketing pessoal, blogs pessoais e muito mais. A web é muito versátil.
Segundo levantamento do IAB Brasil, o marketing digital gerou mais de R$ 16 bilhões em investimentos em mídia digital somente em 2018. A mesma pesquisa mostra que apenas 33% do investimento publicitário no Brasil é voltado para o digital. No Reino Unido 52% do investimento é em digital e nos EUA 39%, isso significa que o Brasil tem uma média de investimento em digital menor do que outros países, mostrando uma enorme oportunidade futura. Os investimentos em marketing digital devem crescer em média 30% em 2019, estimados em mais de R$ 20 bilhões.
Esse crescimento se deve a muitos aspectos positivos do marketing digital. Um dos principais é o poder da ultrassegmentação, a capacidade de produzir conteúdos para diferentes públicos, visando determinados comportamentos ou preferências. Por exemplo: posso ter um açougue e direcionar o conteúdo para quem come carne, ou seja, não gasto recursos com vegetarianos, veganos ou com quem não consome o produto por algum motivo.
Da mesma forma, os profissionais de marketing e marketing digital são capazes de cumprir o real objetivo da profissão: ter uma previsão do comportamento do usuário para direcionar conteúdos relevantes a ele. Vai além de direcionar o conteúdo para um usuário depois que ele manifestou interesse em um produto, como na técnica de “remarketing” em que os anúncios seguem os usuários; trata-se de fazer com que um público potencial se interesse por um produto ou serviço.
A grande variedade de produtos, serviços, públicos e opções existentes na internet também contribuem para o bom desempenho do marketing digital, pois podemos encontrar produtos na web que podem não estar disponíveis nas gôndolas de uma loja física . Além disso, a web é muito acessível: vemos constantemente como as pessoas usam seus celulares não apenas para passar o tempo, mas também para fazer compras. Um ponto positivo que destaca o benefício é a capacidade de medir dados.
Com o marketing digital é possível ter um registro enorme de quantas pessoas viram o conteúdo, quantas engajaram, quantos enviaram para alguém, quanto tempo as pessoas ficaram lendo o conteúdo, enfim, existem diversas métricas que ajudam muito os profissionais a fazerem decisões. E isso torna o digital um meio barato, pois qualquer ação que não tenha tanto sucesso pode ser otimizada rapidamente.
Para obter bons resultados com marketing digital, você precisa conhecer seu público, entender seus hábitos, preferências, gostos, hábitos e até os detalhes de sua rotina. Isso é importante inclusive para definir a quantidade de postagens a serem feitas nas redes sociais por dia, por exemplo.
Também é preciso conhecer e entender as características de cada meio, pois assim como no offline temos jornais, revistas, outdoors, entre outros, na internet temos sites, Google, aplicativos, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e vários outros meios de comunicação. Não adianta pensar que qualquer meio serve para qualquer um, é preciso entender qual deles faz mais sentido para garantir melhores resultados. Marketing digital não é só redes sociais, vai muito além.
O marketing digital é focado em uma série de detalhes e por ser muito dinâmico, está em constante mudança. Os profissionais devem se atualizar constantemente e as empresas devem estar sempre informadas sobre as últimas novidades para que não fiquem para trás no mercado. Além disso, por mais que seja um mercado com muitas oportunidades, muitas pessoas estão apenas repetindo o que outras pessoas estão fazendo, e a web está saturada disso. Então não é mais o mesmo! Autenticidade é essencial na hora de se comunicar com o público em meio digital.