fbpx

Saiba por que o programa sócio-torcedor do Flamengo virou um problemão

0

O programa sócio-torcedor do Flamengo, denominado de Nação, virou, ao mesmo tempo, um sucesso e um problemão. É sucesso porque, com mais de 100 mil associados, incrementou uma receita de aproximadamente R$ 70 milhões em 2022.

Más é um problemão porque o Rubro-Negro tem encontrado dificuldades na hora de usar os benefício, especialmente na prioridade para a compra de ingressos e, principalmente, quando tenta cancelar o plano, invariavelmente insatisfeito com o serviço oferecido pelo clube.

E com a adesão gigante, o Flamengo teve dificuldades em cumprir tudo que o contrato prometia aos adeptos. Dois anos atrás, o Ministério Publico foi acionado após denúncia sobre a dificuldade de se cancelar planos contratados, assim como a aplicação de multa abusiva para desistências.

Na época, a 6ª Vara Empresarial do TJ do Rio condenou o clube a pagar R$ 500 mil a título de dano material e moral coletivo por irregularidades em seu programa. No decorrer desta semana, entretanto, a Quinta Câmara de Direito Privado concedeu efeito suspensivo contra a decisão de primeira instância que atendeu ao pedido do Ministério Público.

Ainda cabem recursos aos reclamantes e o problema continuará em discussão na Justiça.  E como o Flamengo é disparado o campão de bilheteria do futebol brasileiro, permanece alto o nível de dificuldades dos sócio-torcedores, sobretudo quando buscam alguma prioridade na compra de bilhetes para ir ao Maracanã.

Quando não conseguem ingressos para jogos importantes, flamenguistas insatisfeitos têm protestado nas redes sociais. O plano mais caro custa mais de R$ 300. E mesmo quem paga a mensalidade mais alta nem sempre consegue ingresso pelo site.

O fato é que, entre os grandes clubes brasileiros, o programa sócio-torcedor – muito além da receita que proporciona – aproxima o associado ao clube, que, ao se inscrever como membro pagante, recebe benefícios exclusivos, como ingressos com desconto, acesso a eventos especiais e produtos oficiais do clube. Isso não só ajuda a gerar receita estável, mas também fortalece o engajamento e a lealdade dos torcedores ao clube.

A grande questão é entregar o que promete aos seus fanáticos abnegados  torcedores.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *