Planalto pede, mas Câmara resiste a plano de turbinar PAC com emendas
A Câmara dos Deputados sinalizou resistência ao pedido do Palácio do Planalto para que parlamentares usem emendas para turbinar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será lançado nesta semana.
A ideia do governo é que emendas de bancada sejam direcionadas a obras de infraestrutura do PAC, como construção de pontes, pavimentação e novas rodovias.
VÍDEO – Governo Lula pode adiar novo PAC mais uma vez
Adicionalmente, o Palácio gostaria que os parlamentares usassem suas emendas individuais em projetos da área social, como postos de saúde, creche e escolas.
Com isso, o governo pretende robustecer o programa, que prevê R$ 60 bilhões por ano em recursos do orçamento da União, além de aportes privados e de estatais.
O Planalto pretende montar uma espécie de cardápio com obras do PAC para atrair os parlamentares. O objetivo é tentar chegar a uma sinergia de interesses.
Leia Mais
Lei de Cotas: Câmara aprova tornar permanentes vagas para negros e indígenas em instituições federais
Mudar meta de superávit seria “tiro no pé”, diz economista à CNN
Mensagens apontam que membros da PRF discutiram embasamento legal de autuações em operação
Os primeiros sinais vindos da Câmara, porém, não foram alvissareiros, segundo integrantes do Palácio do Planalto. Lideranças indicaram que os deputados irão hesitar em encorpar o projeto do governo.
Já por parte do Senado a indicação foi mais positiva, ponderam integrantes da articulação política do governo.
VÍDEO – Lula: Novo PAC prevê investimento para a COP30
Este conteúdo foi originalmente publicado em Planalto pede, mas Câmara resiste a plano de turbinar PAC com emendas no site CNN Brasil.