fbpx

De olho em investimentos, Lula fala sobre novo PAC com sultão petroleiro líder da COP28

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou na manhã desta quarta-feira (9) com o presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jaber, que também comanda a estatal petroleira dos Emirados Árabes Unidos, a National Oil Company.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Al Jaber trouxe os cumprimentos do Emir e o desejo dos Emirados em ampliar relações com o Brasil, inclusive com investimentos no Brasil.

Vídeo: Países recusam meta de desmatamento na Cúpula da Amazônia

Lula falou sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado nos próximos dias.

O presidente brasileiro disse ainda que o plano terá um conjunto de projetos de infraestrutura, inclusive em energia renovável, que podem interessar para investimento dos Emirados Árabes Unidos. Lula visitou o país em abril e ele e o sultão conversaram por telefone recentemente.

Os dois países vêm se aproximando pois os Emirados desejam entrar nos Brics, grupo de países que o Brasil faz parte com Rússia, China, Africa do Sul e Índia.

O sultão também é ministro da indústria e tecnologia do seu país, além de enviado climático dos Emirados Árabes Unidos.

Leia mais

Sem consenso sobre metas únicas e com ausência de Maduro, Cúpula da Amazônia chega ao último dia

Itamaraty vê resultado final positivo em cúpula, dizem fontes

Na Cúpula da Amazônia, Lula esquece o petróleo e fala em produzir energia limpa

Al Jaber é entusiasta do setor petroquímico e o anúncio de que seria o presidente da COP28 em janeiro gerou polêmica, já que ambientalistas debatem em todo o mundo um modelo de transição energética de combustíveis fósseis para outros ambientalmente sustentáveis.

Tanto que há pressão dos Estados Unidos e da Europa para que ele deixe o posto antes do início da COP.

Em maio, parlamentares do Congresso dos Estados Unidos e do Parlamento Europeu enviaram uma carta ao presidente Joe Biden, à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e às Nações Unidas, dizendo terem “profunda preocupação” de que os poluidores do setor privado possam “exercer influência indevida” nas negociações climáticas da COP28, que ocorre neste ano em Dubai.

Em janeiro, o sultão defendeu limitar o aumento global das temperaturas a 1,5ºC “sem retardar o crescimento econômico”.

Lula participa hoje do último dia da Cúpula da Amazônia, em Belém. À tarde, ele tem agendas bilaterais com o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi; e com o presidente da República do Congo, Denis Sassou N’Guesso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em De olho em investimentos, Lula fala sobre novo PAC com sultão petroleiro líder da COP28 no site CNN Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *