fbpx

Metrópoles Fashion & Design promove oficina de tingimento natural

0

Na busca contínua por enriquecer a comunidade criativa da capital federal, Ilca Maria Estevão desenvolveu o projeto MFDF Educa. A iniciativa com viés educativo do Metrópoles Fashion & Design Festival  promoverá uma série de oficinas que prometem inspirar, capacitar e despertar os dons de talentosos artistas brasilienses. A primeira será uma “viagem” ao mundo do tingimento natural.

Vem saber mais!

O Metrópoles Fashion & Design Festival ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, no Museu Nacional da República

A oficina

Liderada por Raquel Bogéa, a Oficina de Tingimento Natural ocorrerá no dia 19 de agosto, na Bosque Ateliê, marca da qual a artista é fundadora, localizada no Lago Oeste, chácara 45 – Cantinho do Céu. O encontro é um convite para explorar as técnicas de tingimento colocando a mão na massa.

Por lá, os participantes farão, no período de 14h às 17h, a customização da ecobag exclusiva do Metrópoles Fashion & Design Festival. O itens serão, inclusive, expostos no Museu Nacional da República, em setembro, durante o evento.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link, e as vagas são limitadas. A lista de participantes será divulgada nesta terça-feira (15/8), no perfil do evento e na coluna.

Sobre Raquel Bogéa

Raquel iniciou o relacionamento com o tingimento natural em 2016. Desde então, ela não apenas abraçou essa técnica — que utiliza matérias-primas renováveis, como plantas, folhas, flores, raízes e cascas —, mas também a transformou em um testemunho vivo do compromisso com a sustentabilidade.

Com o negócio autoral, o Bosque Ateliê, Raquel tem usado sua plataforma para compartilhar a magia do processo de produzir peças verdadeiramente únicas. “A estamparia tem uma exclusividade. Mesmo que se trabalhe com os mesmos tingimentos, o produto nunca vai sair igual”, ressalta em entrevista à coluna.

Ou seja, cada criação traz consigo um pedaço da natureza, realçando suas nuances e padrões em tecidos. As peças transmitem um vínculo entre a arte, a moda e o meio ambiente. Sobre a oportunidade de divulgar esse trabalho no Metrópoles Fashion & Design Festival, Raquel destaca:

“Faz parte de um reconhecimento do que a gente tem pensado para um novo momento da moda. Temos o fast fashion, o slow fashion, mas agora temos os produtos de tingimento natural em destaque também, pois finalmente possuímos público para isso.”

Além disso, a artista explica como é feito o processo: “Usamos plantas taninosas, que agem como fixadores naturais do pigmento. Mas a natureza contribui para além disso. Às vezes, descobrimos que o formato de uma folha pode ter um efeito bacana. Então, não temos restrições e nem limites.”

Para quem tem interesse em participar da oficina, Raquel garante que é possível aplicar a técnica em casa. É uma oportunidade única para conhecer o tingimento natural e desbloquear um mundo de possibilidades artísticas enraizadas na natureza.

Raquel forneceu um espaço no qual a criatividade e a sustentabilidade podem se juntar harmoniosamente

O desafio

Como parte da segunda edição do evento Metrópoles Fashion & Design Festival, que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, Ilca Maria Estevão lançou o Desafio Metrópoles Fashion & Design 2023. A iniciativa convidou o público brasiliense a criar uma minicoleção a partir do reaproveitamento de materiais.

No desafio, a proposta era fazer o upcycling de quatro looks, considerando os princípios de reduzir, reutilizar, reciclar e recriar, com o registro de todo o processo em fotos e vídeos. As inscrições foram encerradas no dia 8 de agosto de 2023 e o resultado será divulgado nesta terça-feira (15/8).

A segunda edição do MFDF reunirá diversos atrativos, com brechós locais e oficinas de moda, além de música e gastronomia

Metrópoles Fashion & Design 2023

Para movimentar a moda brasiliense, Ilca Maria Estevão promove a segunda edição Metrópoles Fashion & Design Festival. O evento, que ocorrerá de forma gratuita nos dias 14 e 15 de setembro, também terá experiências musicais e gastronômicas.

Neste ano, o foco do MFDF são brechós brasilienses. Com a proposta de movimentar a economia criativa e circular brasiliense, o Museu Nacional da República receberá 15 empresas do segmento. São elas: To Face, Bullseye, GG Garimpei, Reetiqueta, Bela Shop, Desapeguei Bonito, Choose Vintage, Reciclando Luxo, Lixo Mania, Pretty New, Perifa, Peça Rara, Tela Ambulante, Brechó dos Óculos e Não Kero Maix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *