Família alega que australiana morreu devido ao uso de Ozempic

0

O Ozempic é um medicamento criado para controlar a diabetes tipo 2. O remédio ganhou popularidade por seus efeitos de emagrecimento e seu uso “off label” virou uma febre mundial.

A família de Trisha Webster, de 56 anos, afirma que a medicação levou-a à morte. Durante o tempo que usou o remédio, ela passou meses sofrendo com diarreias e vômitos – efeitos colaterais previstos na bula – e, por fim, desenvolveu uma doença gastrointestinal.

Segundo uma reportagem do programa televisivo 60 Minutes, a mulher começou a usar o remédio com o intuito de estar mais magra para o casamento da filha. Ela tomou o Ozempic por três meses e, quando a medicação tornou-se mais difícil de ser encontrada, passou para o Saxenda, que tem ação semelhante.

Efeitos colaterais do uso

Trisha perdeu 16 kg e, apesar dos efeitos colaterais terem se intensificado, continuou com a medicação. Em fevereiro deste ano, ela desmaiou e sua boca começou a espumar. O marido tentou realizar manobras de emergência, mas ela acabou morrendo. A autópsia revelou que ela tinha uma doença gastrointestinal aguda que provocou a falência de seu intestino.

A falência intestinal é uma condição muito grave, caracterizada pela incapacidade do intestino de absorver adequadamente nutrientes e líquidos, comprometendo a saúde.

Para a família, o Ozempic causou a morte da mulher. Ao 60 Minutes, a Novo Nordisk, fabricante do medicamento, informou que está monitorando o caso.

O Food and Drug Administration (FDA), agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos, monitora cerca de 50 mortes que ocorreram nos EUA entre usuários de Ozempic, mas não foi possível confirmar a correlação em nenhuma delas.

O que é o Ozempic?


0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *