Lula fará visita ao Japão no final de março
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma viagem marcada ao Japão, nos dias 25 e 26 de março. O chefe do Planalto irá acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), nesta sexta-feira (14/2).
Na ocasião, Lula será recebido pelo Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako, além de se reunir com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. A visita marca os 130 anos de relações diplomáticas entre os países e tem o objetivo de fortalecer a parceria.
“As relações entre Brasil e Japão são tradicionais e produtivas, sustentadas por laços humanos singulares. O Brasil abriga a maior comunidade nipodescendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, com atuação expressiva nos setores do agronegócio, da indústria e da cultura, entre outras. Já o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil brasileiros”, diz o Itamaraty.
Trata-se da segunda viagem do presidente brasileiro ao Japão neste mandato. A primeira vez ocorreu em maio de 2023, para a cúpula de líderes do G7.
Em maio de 2024, foi a vez do então primeiro-ministro Fumio Kishida vir ao Brasil, em uma visita de Estado. Já em novembro, durante o G20, no Rio de Janeiro, Lula e Ishiba tiveram uma reunião bilateral.
Viagens internacionais
O chefe do Planalto vai retomar as viagens internacionais em março. A primeira delas deve ser ao Uruguai para prestigiar a posse do presidente eleito, Yamandú Orsi. A visita, no entanto, ainda não foi confirmada.
Ainda em março, há previsão de visitas a Honduras — para a Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos — e Vietnã.
