Margareth Menezes viaja a Salvador após desabamento do teto de igreja
Margareth Menezes, ministra da Cultura do governo Lula, viaja para Salvador nesta quinta-feira (6/2) para acompanhar os desdobramentos do desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “Igreja de Ouro”. O acidente aconteceu nessa quarta-feira (5/2), no Centro Histórico de Salvador, na Bahia, e deixou um morto e seis pessoas feridas.
“A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, estarão em Salvador (BA), nesta quinta-feira, para acompanhar de perto o trabalho das autoridades em decorrência do desabamento de parte do forro do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico da capital baiana”, avisou o Ministério da Cultura em nota.
O que sabemos sobre o desabamento?
A única morte no desabamento foi a de Guilia Panchoni Righetto, de 26 anos. Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, ela estava visitando a Igreja de São Francisco, situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, quando o teto da basílica desabou.
Os seis feridos foram socorridos, sendo encaminhados para uma unidade de saúde local. Todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.
A última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na “Igreja de Ouro” ocorreu em junho de 2023, há mais de um ano e meio.
À época, conforme os dados do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação do local já era considerado “ruim”.
“A ministra colocou o Ministério da Cultura à disposição para auxiliar os órgãos competentes, apurar as causas do acidente e começar imediatamente a reconstrução da Igreja, que é símbolo da fé do povo baiano e foi tombada como patrimônio nacional. Desde ontem, técnicos e servidores do Iphan estão acompanhando os trabalhos no local”, completa o texto.