ONU relata temor com congelamento da assistência dos EUA ao exterior

0

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que vê com preocupação o anúncio de pausa na ajuda externa dos Estados Unidos. Um comunicado emitido nesta segunda-feira (27/1) pelo escritório do porta-voz de Guterres sublinha que o líder da organização pediu que mais isenções sejam consideradas.

O líder da ONU defende que seja cumprida a entrega contínua de atividades humanitárias e para o desenvolvimento, “essenciais para as comunidades mais vulneráveis ​​ao redor do mundo cujas vidas e meios de subsistência dependem desse apoio”.

Agências de notícias informaram que o Departamento de Estado confirmou o congelamento de quase toda a ajuda externa no final de semana, após a emissão pelo presidente Donald Trump de uma ordem executiva suspendendo este tipo de auxílio por 90 dias.

A medida envolve vários bilhões de dólares em financiamento do Departamento de Estado e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Usaid, aplicados em programas em todo o mundo.

O chefe da ONU disse esperar estabelecer contatos com o novo governo dos Estados Unidos sobre o “fornecimento de apoio ao desenvolvimento muito necessário para pessoas que enfrentam os desafios mais difíceis que os países em desenvolvimento atravessam.”

Guterres ressaltou que os Estados Unidos são um dos maiores provedores de ajuda e é essencial que trabalhe construtivamente com a ONU “para moldar em conjunto um caminho estratégico a seguir”.

Confira mais informações na ONU News, parceira do Metrópoles.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *